Inteligência Artificial e Outras Inovações
Na metade de abril outro aprimoramento foi descortinado. Inicialmente, viu-se a possibilidade de utilização de ferramentas para comparação de textos. Esta possibilidade poderá facilitar em muito a tarefa de exame do requisito para admissibilidade dos recursos de revista previsto no art. 896, §1º-A, I, da CLT.
O Ejus, sistema utilizado para sessões de julgamento em segundo grau, já tem ferramenta com alguma semelhança. Tem servido para comparar as versões anteriores do voto final, mostrando as partes alteradas em sublinhado de cor laranja.
Além disso, a ferramenta ajudará na verificação da tempestividade do recurso e na busca de documentos, tais como guias de custas e de depósito, juntadas nas fases recursais. Trata- se de contribuição da inteligência artificial.
A Assessoria de Recurso de Revista já iniciou os testes. Foram designados 3 (três) servidores para um período de experimento inicial.
As inovações serão inscritas para o Premio Inovare.
Outras Iniciativas – sessões on line e vídeo conferência
Neste mês de abril, mais uma Turma passou a ter suas sessões transmitidas on line. O acesso é fácil, através de ícone na direita da tela do site do TRT RS. São as 3ª e 8ª Turmas.
Também, neste mês de abril, mais Turmas passarão a possibilitar a sustentação oral por vídeo conferência. Além da 3ª Turma, que já viabilizava há mais de ano, agora, outras turmas estão adotando a funcionalidade.
O CEJUSC tem realizado muitas audiências por vídeo conferência.